PASTA E PAPEL

PASTA E PAPEL, através da participação na The Navigator Company

A Navigator é um produtor integrado de floresta, pasta, papel, tissue e energia, cuja atividade está alicerçada em fábricas modernas de grande escala, com tecnologia de ponta e que constituem uma referência de qualidade no setor. O modelo de negócio da Empresa desenvolve-se com base numa matéria-prima de excelência − o Eucalyptus globulus − cujas características intrínsecas permitiram desenvolver uma estratégia de diferenciação, baseada em produtos de elevada qualidade, que são hoje uma referência internacional neste setor.


Líder na produção de papel uncoated woodfree

Com uma capacidade total de produção de 1,6 milhões de toneladas de papel por ano, o Grupo é o maior produtor Europeu de papel de impressão e escrita uncoated woodfree (UWF) e o sexto maior a nível mundial. A Navigator é também líder na Europa na produção de pasta branqueada de eucalipto (BEKP), produzindo 1,6 milhões de toneladas por ano, com cerca de 80% da sua pasta integrada na produção de papel. A empresa entrou recentemente no negócio do tissue e tem atualmente uma capacidade de produção de 65 mil toneladas de produto acabado por ano no Complexo Industrial de Vila Velha de Ródão e 55 mil toneladas no novo Complexo Industrial de Aveiro. O Grupo é também um produtor de relevo na área da energia, produzindo cerca de 2,5 Twh de eletricidade anualmente, sendo responsável por cerca de 4% da produção de energia de Portugal e de 52% da energia produzida a partir de biomassa.


Com a sustentabilidade como pilar fundamental da sua atividade

A Empresa é a terceira maior exportadora portuguesa, representa aproximadamente 1% do PIB nacional e 2,4% das exportações nacionais de bens. A Navigator tem mais de 110 000 hectares de floresta sob gestão e o maior viveiro certificado de plantas na Europa, com capacidade de produzir 12 milhões de plantas por ano. Com uma atividade florestal verticalmente integrada, o Grupo dispõe de um Instituto de Investigação Florestal próprio, denominado RAÍZ, referência mundial no melhoramento genético do Eucalyptus globulus, e gere em Portugal uma vasta área florestal, 100% certificada pelos sistemas internacionais FSC® (FSC C010852) e PEFC™ (PEFC/13-23-001).


Desenvolvendo novas oportunidades de crescimento e diversificação

Como parte da sua estratégia de crescimento e desenvolvimento, a Navigator adquiriu em 2015 o fabricante português de tissue AMS, localizado em Vila Velha de Ródão. No início de 2017, a Empresa decidiu avançar com a construção de uma nova linha de tissue, com capacidade para produzir 70 mil toneladas, integrada na fábrica de pasta de Aveiro, e cujo arranque teve início no segundo semestre de 2018. Um dos projetos de expansão e desenvolvimento concluído em 2018 foi o aumento de capacidade de pasta na Figueira da Foz em cerca de 70 mil toneladas. A Navigator tem ainda um projeto de longo prazo para desenvolver uma base florestal em Moçambique, que inclui a opção de construir uma fábrica de pasta de grande capacidade, após a edificação de uma fábrica de estilha.


http://www.thenavigatorcompany.com/