blog latest post

Gropyus, no portfólio da Semapa Next desde 2024

A Gropyus integrou recentemente o portfólio da Semapa Next, que prossegue com determinação o seu caminho de crescimento e afirmação no panorama de capital de risco europeu.

De origem austro-alemã, a Gropyus define-se como uma empresa especializada em construção sustentável e acessível, que redesenhou todo o processo de construção.

Do desenho e engenharia à edificação, a Gropyus utiliza soluções tecnológicas avançadas que tornam todo o processo mais eficiente, com maior qualidade e previsibilidade e de uma forma que permite obter ganhos de escala num sector tradicionalmente pouco escalável.

A Gropyus atraiu a atenção da Semapa Next devido a um conjunto de fatores. Em primeiro lugar esteve o “background dos dois cofundadores, ambos anteriormente envolvidos de perto na construção de 2 grandes casos de sucesso no ecossistema de startups”, explica Daniel Nascimento, Principal da Semapa Next. Falamos de Markus Fuhrmann – ex-cofundador da Delivery Hero, empresa online de entrega de refeições, e Philipp Erler, anteriormente CIO da Zalando, uma das maiores plataformas de comércio eletrónico de moda e lifestyle da Europa. Por outro lado, a visão e o estágio de maturidade da Gropyus contribuíram para o investimento da Semapa Next. Como refere Daniel Nascimento, “na altura, fomos visitar o primeiro edifício que a Gropyus construiu na Alemanha. Atualmente, já existem mais. Pudemos constatar que a Gropyus é uma empresa que está a digitalizar e a transformar o mercado residencial, “produtizando” a construção de habitações.

Conheça melhor a Gropyus

Os cofundadores da Gropyus tiveram como objetivo transformar a construção de edifícios residenciais através da inovação tecnológica, da sustentabilidade e da acessibilidade. A componente de inovação tecnológica traduz-se através de um processo totalmente integrado que combina software, tecnologia, robótica, fabrico industrializado e uma solução chave na mão. A Gropyus criou uma ferramenta que funciona como um planificador de casas. Este sistema permite aos clientes projetar a sua casa em 3D. Com base nos módulos e standards pré-definidos, o planeamento é digitalizado e enviado diretamente para a fábrica, que opera com um elevado nível de robotização, suportado numa parceria com a KUKA, líder mundial em soluções de automação inteligente, que escolheu a Gropyus como empresa de bandeira para, em conjunto, desenvolverem máquinas que vão ser chave nesta revolução da construção de habitações.

Foram adicionados 45 robôs e 12 veículos autónomos, e na fábrica atual da Gropyus é possível fabricar um painel de parede em apenas 17 minutos e um painel de teto em 16 minutos, atingindo um nível de automação de 86%. Esta transformação permitiu à empresa aumentar drasticamente a sua capacidade produtiva para mais de 240.000 m² de área bruta.

Sustentabilidade como prioridade

A par disso, a abordagem da Gropyus é ambientalmente responsável. Daniel Nascimento destaca que “A principal matéria-prima utilizada pela Gropyus na construção é a madeira. Este é o primeiro passo em direção à sustentabilidade”. Acresce que a construção em fábrica é mais rápida, eficiente e gera menos desperdício. Consequentemente, os custos são mais baixos comparativamente à construção tradicional

Funcionalidade, qualidade e estilo de vida saudável

Ao foco na eficiência e na redução de custos, adiciona-se o compromisso com a qualidade. Todos os edifícios são concebidos para cumprir padrões universais de conforto, de design e de funcionalidade que sejam comuns a todos os perfis e idades. O conceito de construção da Gropyus vai além do que é expectável numa construtora tradicional ao promover um estilo de vida mais saudável – foram criados espaços verdes que fomentam a tranquilidade e a ligação com a natureza. Mas não só. As áreas comuns foram pensadas para incentivar a interação entre os habitantes dos edifícios.

Ao criar espaços que são simultaneamente acessíveis, sustentáveis e promotores de bem-estar, a  Gropyus está a traçar o caminho para um futuro onde a habitação de qualidade não é um luxo, mas um direito acessível a todos. Daniel Nascimento, Principal da Semapa Next, não deixa também de salientar que “a Gropyus está a resolver o que parece ser um grande problema que não se verifica apenas em Portugal, mas em toda a Europa, que é a oferta de habitação acessível.” Em simultâneo, estão a ser criados mais postos de trabalho, com cerca de 300 funcionários em seis locais na Alemanha, Áustria e Liechtenstein.

Saiba tudo sobre a Gropyus