O setor cimenteiro figura como um dos maiores emissores de dióxido de carbono a nível global. Sendo um setor fundamental para a sociedade, importa trabalhar no sentido da sua descarbonização e torná-lo mais limpo. Este objetivo alinha-se com o propósito “Making it Better” da Semapa, do qual nasceu uma solução inovadora para responder ao desafio: o Betão Verdi Zero.
Lançado em 2022, pela Secil, trata-se do primeiro betão em Portugal com zero emissões de CO₂, cumprindo o objetivo de promover a neutralidade carbónica na indústria cimenteira até 2050 e a descarbonização do setor da construção. Sendo o betão o produto manufaturado mais utilizado no mundo, é fácil antever o impacto positivo que uma solução como o Betão Verdi Zero terá na sociedade e no ambiente.
“Com o lançamento do betão Verdi Zero, a Secil dá um passo em frente na construção de um futuro mais sustentável, com edifícios e infraestruturas menos carbónicos e com menor impacto no meio ambiente”, afirma Otmar Hübscher, CEO do Grupo Secil. Acrescenta ainda que “a empresa segue as diretrizes que têm sido estabelecidas para o setor da indústria cimenteira e assume o compromisso de reduzir as emissões de CO₂ associadas à cadeia de valor, desenvolvendo um conjunto de projetos que incidem sobre o produto, a operação e o transporte”.
Um produto alinhado com o negócio
O Betão Verdi Zero incorpora resíduos reciclados, a partir de materiais que se encontram em aterro, criando um betão aplicável em quaisquer elementos ou estruturas, seja em obras novas ou de reabilitação. Ao promover a economia circular, reduz a necessidade de utilização de matérias-primas virgens.
As emissões remanescentes, decorrentes do uso de recursos naturais, são compensadas por um programa de compensação de carbono certificado pela Climate Impact Partners, o que permitiu a atribuição do selo Carbon Neutral® Product. Neste âmbito, a Secil está a apoiar iniciativas de redução de carbono nas áreas de reflorestação, energia eólica e aquecimento solar de água. Reduzindo a pegada carbónica, estes projetos contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
O resultado é a criação de um betão com zero emissões. Este permite, assim, responder às tendências e às exigências atuais de construção de edifícios sustentáveis e com certificações ambientais. Simultaneamente, o Betão Verdi Zero evidencia o compromisso da Semapa com o combate das alterações climáticas, mantendo-se fiel àquelas que são as suas fundações estratégicas: a proteção do planeta e das pessoas, conjugada com o respeito ambiental e uma cidadania transversalmente responsável.
Assim, em linha com os drivers do negócio, o Betão Verdi Zero revela-se um grande passo na construção de um futuro mais verde, com infraestruturas e edifícios mais duradouros e menor impacto no meio ambiente.