blog latest post

Imedexa: mais um passo na expansão internacional do Grupo Semapa

A estratégia de investimento do Grupo Semapa está centrada no crescimento e na diversificação do seu portfolio de negócio, seja através do investimento em novas participadas ou reforçando a posição competitiva das suas participadas com novos produtos, presença em novas geografias ou a introdução de tecnologia mais eficiente. 

Através das suas participadas, o Grupo Semapa tem consolidado progressivamente a sua presença em Espanha com a aquisição de empresas industriais inovadoras e de alto valor acrescentado. Nas mais recentes aquisições conta-se a Gomà-Camps Consumer em 2023 pela The Navigator Company, especializada no setor de papel tissue, e o Grupo Barna, adquirido em 2025 pela ETSA, que atua na valorização de subprodutos de peixe para alimentação animal. 

Primeira aquisição direta a nível internacional

Em julho de 2025, a Semapa concluiu a aquisição de 100% da Imedexa, empresa líder europeia no desenho e fabrico de estruturas metálicas para infraestruturas de transmissão e distribuição de eletricidade, assim como para outras aplicações em diversos setores. Esta operação marca a primeira aquisição direta da Semapa de uma empresa sedeada fora de Portugal, mais um passo de internacionalização e diversificação do Grupo.  

Imedexa: mais de 250 clientes em mais de 200 países

Fundada em 1979 e com sede em Cáceres, Espanha, a Imedexa conta com três unidades industriais em Cáceres e Valladolid e distingue-se pela capacidade de engenharia e entrega de grandes projetos, tendo servido mais de 250 clientes em mais de 50 países. A Imedexa atingiu vendas superiores a €100m em 2024 – valor que duplicou face ao registado há quatro anos, um reflexo do seu serviço ao setor da transição energética – sendo 75% destinadas ao mercado de exportação.  

A empresa conta como clientes com os principais operadores de redes de transmissão e distribuição europeus, que exigem altos níveis de qualidade de produto, serviço e execução, tendo em conta a criticidade do equipamento providenciado pela Imedexa. 

Oportunidade de crescimento e de criação de valor em Espanha

Adquirida ao fundo de private equity espanhol GPF, a Imedexa representa para a Semapa uma oportunidade de crescimento num país estratégico. Ricardo Pires, CEO da Semapa, destacou a sua satisfação “com a primeira aquisição direta de uma participada fora de Portugal, um passo que representa uma oportunidade clara de crescimento e criação de valor num país estratégico para a Semapa.  A Imedexa é uma empresa líder na Europa num setor estruturante para a transição energética, com um grande potencial e capacidade para dar resposta ao desígnio de eletrificação e descarbonização deste continente, que são realidades imparáveis. Com esta aquisição, o investimento total do Grupo Semapa em aquisições no mercado espanhol supera os 250 milhões de euros no último triénio, o que representa uma aposta relevante”.   
Também Javier Sánchez, CEO da Imedexarefere que presença consolidada da empresa em mais de 50 países, aliada à integração no Grupo Semapa, posiciona-nos para desenvolver novas soluções e prosseguir uma estratégia de expansão estratégica num setor que evolui continuamente”. 

Know-how industrial, agilidade operacional e visão a longo prazo

Num momento em que a Europa adiciona, ano após ano, nova capacidade de geração renovável, e em que o crescimento exponencial de setores como a mobilidade elétrica, os centros de dados e a eletrificação da indústria exige redes mais robustas e inteligentes, a Imedexa posiciona-se como um parceiro nas infraestruturas críticas. O know-how industrial, a agilidade operacional e a visão de longo prazo são valências da empresa reconhecidas pelos seus clientes e determinantes para a concretização desta aquisição pela Semapa.  

Energia: setor em ascensão

A aquisição da Imedexa pela Semapa ocorre num momento particularmente favorável para o setor das infraestruturas elétricas. Segundo o World Resources Institute – WRI, o investimento energético global atingiu um valor recorde de cerca de 3,1 milhões de milhões de euros em 2025. As energias limpas (renováveis, nuclear, redes elétricas, armazenamento e eletrificação) atingiram 2,1 milhões de milhões de euros. Este valor corresponde ao dobro do capital investido em combustíveis fósseis, confirmando as projeções da Agência Internacional de Energia. 

Para cumprir os objetivos climáticos e energéticos estabelecidos, o investimento em redes terá de aumentar para cerca de 560 mil milhões de euros anuais até 2030, refere ainda o WRI. 

Esta é uma janela de oportunidade para os fornecedores de infraestruturas críticas como a Imedexa poderem posicionar-se face à procura crescente. 

Valor acrescentado para a Imedexa

A Semapa vai apoiar a Imedexa e a sua equipa de gestão na implementação de um plano de crescimento sólido e ambicioso para os próximos anos, prevendo-se o reforço da sua posição em determinadas geografias-chave onde tem vindo a consolidar presença há já vários anos, assim como expansão para novas geografias.