Energia verde
Este empréstimo verde faz parte do Plano REPowerEU, que visa impulsionar o financiamento da energia verde e apoiar a autonomia e a competitividade da União Europeia.
“A indústria europeia está em transição para uma economia circular e neutra para o clima. Este projeto é um exemplo brilhante disso, pois melhora a eficiência energética da fábrica, contribuindo para o Pacto Ecológico da UE e alinhando-se com os objetivos do BEI”, refere Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI: “O Banco do Clima da UE está a liderar o caminho para o crescimento económico, enquanto põe fim à dependência das importações de combustíveis fósseis, através do aumento da eficiência energética e da intensificação da produção a partir de energias renováveis”, acrescenta o mesmo responsável.
O REPowerEU destina-se a pôr termo à dependência das importações de combustíveis fósseis através do aumento da eficiência energética e da intensificação da produção a partir de energias renováveis e da descarbonização da indústria. A contribuição total do BEI de €45 mil milhões para o REPowerEU deverá mobilizar mais de €150 mil milhões de investimento até 2027 no apoio às tecnologias verdes e à independência energética da Europa.